© Copyright  2018 por Renê Ruggeri Engenharia e Consultoria Ltda. Desenvolvido por Navii Inteligência Digital

Apresentam palestras (16/09) e workshop (17 e 18/09)

(as inscrições nas palestras e no workshop são processos diferentes, inscreva-se primeiro em um e depois no outro)

PALESTRAS(gratuitas)

1- Governança nas Empresas de Engenharia

2- Indústria 4.0 e transformação digital

16/09, 19h

Faculdade SENAI Fatesg

Rua 227-A, n° 95, Setor Leste Universitário

CEP 74610-155 - Goiânia-GO

Fone: (62) 3269-1200 - Fax: (62) 3269-1233

Local:

Faculdade Senai Fatesg Rua 227-A, n° 95,

Setor Leste Universitário

CEP 74610-155 - Goiânia-GO

Fone: (62) 3269-1200 - Fax: (62) 3269-1233

Workshop - Gestão Ágil na Construção

ALINHANDO E ATUALIZANDO CONCEITOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Prezados profissionais, construtores, projetistas e fornecedores da construção civil, sejam bem-vindos ao século XXI!

Os novos tempos têm prometido transformações sócio políticas e o reaquecimento do mercado. Temos nos preparado para isso há algum tempo e nossos planos de sucesso, claro, são colaborativos e incluem toda a cadeia da construção.

Dentre as ações que preparamos para o ano, temos um workshop para apresentar formas de inclusão das abordagens ágeis de gestão na construção civil.

A abordagens ágeis de gestão são práticas especialmente desenvolvidas para ambientes e escopos adaptáveis, ou seja, que vão se ajustando às necessidades e prioridades enquanto o projeto avança, entregando valor ao cliente continuamente.

A construção civil, embora tenha características tradicionalmente preditivas, tem sido transformada pelas inovações no mercado com algum destaque para o paradigma BIM. Essas mudanças fazem com que aspectos, antes encobertos por abordagens mais conservadoras, surjam dando visibilidade à complexidade desse mercado.

Nesse contexto emergente (aliás, já bastante vigente), as abordagens ágeis encontram espaço na gestão de empreendimentos com a criação de modelos híbridos que exigem capacitação adicional aos profissionais do setor.

POR QUE INCLUÍMOS O ÁGIL NA GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS?

A construção civil movimenta uma cadeia de fornecimento enorme mesmo em empreendimentos pequenos e é preciso integrar essa cadeia em torno de abordagens capazes de estruturá-la organizadamente, respeitando sua complexidade.

Temos trabalhado e desenvolvido esses temas há anos, integrando experiências e conteúdos em processos produtivos de pequenos e médios empreendimentos com os de empreendimentos industriais e de maior porte. Agregamos ainda nessa integração conhecimentos e boas práticas em Gestão de Projetos, Gestão de Processos e Gestão de Empresas fundindo, nessas áreas, estruturas conceituais sólidas e tradicionais com a flexibilidade de abordagens modernas e inovadoras.

As abordagens ágeis, estruturadas no setor de desenvolvimento de softwares, nasceram habilitadas a lidar com ambientes de intenso fluxo de informações e constante criação de resultados. Muito do escopo da construção civil se encaixa nessa classificação, sobretudo com a inserção do BIM, que uniu trabalhos de criação com os de fluxo de informações.

O atual ambiente da construção civil possui, em várias ocasiões, o dinamismo e a flexibilidade próprios para as técnicas de gestão ágil, exigindo a criação de modelos híbridos de gestão para melhor compreender e administrar os processos de implantação de empreendimentos.

OBJETIVOS DO WORKSHOP

Oferecer aos participantes uma visão abrangente e sistêmica, nos aspectos técnicos da produção e da gestão da implantação de empreendimentos, das abordagens ágeis de gestão, fazendo uso de práticas e desenvolvendo o mindset apropriado a elas.

 

CONTEÚDOS E DATAS

Carga Horária: 16 horas – 17 e 18/09 das 08:00 as 18:00

UNIDADE I – Mudanças à vista no mercado

Ambiente da Construção no futuro próximo

Prática: Mindset da nova economia – Explorers Game

UNIDADE II – Implantação de Empreendimentos

Eixos de Competência e Ciclos de Vida

Prática: Integração – Engenharia Integral

UNIDADE III – Abordagens Ágeis de Gestão

Cultura e Métodos Ágeis

Modelos Híbridos de Gestão

Scrum e Kanban

Prática: Scrum com Trello

UNIDADE IV – Scrum na Construção Civil

Prática: Uso do SCRUM na construção

ESTÁ INCLUSO NO PACOTE DO WORKSHOP:

• Certificado

• Rodada do Explorers Game

• E-books

• Turmas seletas

PROFESSORES

RENÊ G. RUGGERI

Eng. Civil; MBA em Gestão de Projetos; Especialista em Gestão de Empresas; MBA em Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Coaching; MBA em Desenvolvimento do Potencial Humano e Psicologia Positiva (em andamento); graduando em Filosofia (Licenciatura). Coordenador de Projetos AEC (1995 - 2005, 2008 - 2010); Gerente de Programas da AGPMS (2015 – 2017); Eng. Máster Coordenador de Projetos na Vale S/A (2011 - 2015); Professor da Academia Militar de MG no CFOBM (2003 - 2010); Diretor de Projetos da FEOP (2005 - 2008); Professor de MBAs no IPOG, UCDB, Unigran e Novoeste; Assessor de Gerenciamento de Projetos da Presidência do CREA-MS (2016 – 2017). Autor dos livros "Redescobrindo o Processo do Projeto", "Gerenciamento de Projetos no Terceiro Setor", “Coletânea de Textos 2010 – 2015” e “Cultura da Colaboração para o Projeto Integral em Arquitetura e Engenharia: o relato de um caso BIM”. Consultor e Palestrante nas áreas de Engenharia de Projetos, Gerenciamento de Projetos e Organizações, Gestão da Implantação de Empreendimentos e Business Transformation.

FÁBIO HIDEKI KAWAUCHI

 

Bacharel em Ciência da Computação; Sun Certified Programmer (2007); Certified Business Process Professional pela ABPMP (2012); membro ativo da comunidade Business Transformation (2016) e da comunidade Exploradores de um Mundo em Transformação (2018). Através de sua consultoria, Renova Consulting, e de outras consultorias especializadas, já atuou em organizações nacionais, internacionais e multinacionais, pequenas, médias e grandes, públicas e privadas e em diversos setores, tais como atacadista e varejista, bancário, alimentício, farmacêutico, automobilístico, tecnológico, industrial etc. É consultor, palestrante e escritor especialista em conceitos, processos e ferramentas para desenvolvimento de software (em especial dentro do “guarda-chuva” Ágil) e gestão de processos de negócio (BPM) e um entusiasta da transformação de negócios (revolução 4.0) e da gamificação. É coautor do livro “Exploradores de um mundo em transformação” e um apaixonado pela geração, cocriação e compartilhamento de conhecimento.

 

Realizadores

- SENAI GO

- SINDUSCON GO

- Renê Ruggeri Engenharia e Consultoria

- Renova Consulting

- Portal Engenharia Integral

Plano de Ensino