© Copyright  2018 por Renê Ruggeri Engenharia e Consultoria Ltda. Desenvolvido por Navii Inteligência Digital

Semiótica

March 29, 2015

Vcs podem estar perguntando o que leva um blog sobre Projetos a sustentar um agrupamento de postagens dedicadas exclusivamente a Comunicação & Informações. Mais que isso, boa parte dos leitores podem estar céticos quanto ao título dado a este primeiro texto: Semiótica.

 

Antes de explicar, deixe-me contar uma história...

 

Era o ano 2000 e eu fui selecionado para apresentar um artigo num congresso internacional sobre Expressão Gráfica, o Graphica 2000 (veja aqui http://graphica2013.ufsc.br/ a última edição do evento). O título do artigo: "Padronização do uso de recursos de informática para projetos de Engenharia e Arquitetura" (vcs podem encontrar o artigo original na seção Download desse blog). Feita minha apresentação de uns 20 minutos, saímos para um coffee break, quando então se dirige a mim um professor, provavelmente já aposentado, de uma universidade do Nordeste com o seguinte cumprimento: "parabéns, gostei de ver um engenheiro tratar de conceitos de semiótica com tanta propriedade". Agradeci e fiquei pensando: o que é essa Semiótica?

 

Nunca pude agradecer a esse professor pela bondade do ensinamento, pela profundidade e potencial do mesmo e pela sutileza da forma com que o ministrou a mim. Como uma frase bem colocada pode ter um potencial transformador! Esse é o espírito do mestre...

 

Evidentemente, como bom curioso, fui atrás e descobri algo que mudaria minha forma de ver e pensar as coisas: a Semiótica.

 

Em linhas grosseiras, a Semiótica é a ciência dos signos, a base da existência e do estudo das linguagens e de tudo que tem algum significado. O principal objeto de estudo da Semiótica é a semiose, que vem a ser o processo (natural e cultural), que conduz à formação das ideias e do entendimento. (Por favor, me perdoem os especialistas pelo rigor científico que reconheço não ter nesta área).

 

A relação da Semiótica com a Comunicação é praticamente imediata e intuitiva. A relação das Informações com a Comunicação também. Portanto, a relação das Informações com a Semiótica esta estabelecida.

 

E porque aqui neste blog?

 

Prega-se que os Gerentes de Projetos devem investir a maior parte do seu tempo em Comunicação. Algo em torno de 90%.

 

Os projetos técnicos de Arquitetura e Engenharia são documentos repletos de informações que buscam comunicar ideias, soluções, decisões, entendimentos.

 

Conclusão óbvia: profissionais em Gestão de Projetos e em Desenvolvimento de Projetos de Arquitetrua e Engenharia devem ser versados nos conceitos basilares da Semiótica, da Comunicação e da Informação, afinal são eles (os conceitos) que sustentam direta ou indiretamente as habilidades primordiais para o alto desempenho nessas áreas.

 

A interpretação, que leva à compreensão, que leva ao entendimento, que leva à sistematização, que leva ao conhecimento, que leva à criação, que leva ao crescimento, que leva à visão, que leva ao plano, que leva à construção das mensagens, que leva à representação, que leva à comunicação, que torna comum todo o processo e abre um novo ciclo numa nova interpretação, ad infinitum.

 

Conduzir esse processo é a essência da liderança, pois se trata de um movimento de crescimento coletivo, e a base sólida sobre a qual ele se desenvolve é a Semiótica e suas ciências afins.

 

Abraços

Tags VIP, Projetos AEC, Engenharia

Please reload

Featured Posts

Fases e Etapas: conceitos e consequências no sistema gerencial

January 17, 2020

1/10
Please reload

Recent Posts