© Copyright  2018 por Renê Ruggeri Engenharia e Consultoria Ltda. Desenvolvido por Navii Inteligência Digital
Plano Geral do Empreendimento

 

Nesta modalidade trabalhamos com foco no empreendimento com um todo, desde suas primeiras ideias até a operação. O desenvolvimento dos Projetos AEC e a implantação da Obra são parte significativa do escopo contemplado, mas há aspectos relacionados ao negócio associado a cada empreendimento que influenciam o planejamento.

 

Consideramos no planejamento as quatorze áreas do Gerenciamento de Projetos em Construção Civil (dez áreas previstas no PMBoK, mais quatro áreas previstas no Construction Extension, ambos publicações do PMI).

 

Iniciamos com o Plano Preliminar do Empreendimento e amadurecemos este plano concomitantemente ao avanço das fases do empreendimento conforme necessidades e interesses de cada cliente. Este avanço e refinamento progressivo de planejamento subsidiam todas as ações do empreendimento e definem as bases sobre as quais ele é gerenciado.

Planejamento de Engenharia

 

O desenvolvimento dos Projetos de ARquitetura, Engenharia e Construção (Projetos AEC) é uma das principais partes do escopo de qualquer empreendimento. É nesse conjunto de pacotes de trabalho que são tomadas as grandes decisões técnicas do empreendimento e definida com detalhes a forma pela qual será operado. É, portanto, crítico que estes trabalhos sejam executados com esmero.

 

Somos especialsitas na condução deste Processo de Desenvolvimento do Projeto AEC do empreendimento. Desenvolvemos metodologia própria para este trabalho com foco em ampliar os benefício da Engenharia Simultânea para uma Engenharia Integral que extrapole os aspectos técnicos e contemple nas concepções requisitos de negócio importantes.

 

Para efetivar esses benefícios, o trabalho depende de um planejamento consistente e do monitoramento do trabalho de equipes disciplinadas e engajadas. Planejamos o trabalho e desenvolvemos as equipes mobilizadas.

Planejamento de Obras

 

Antes mesmo da contratação de fornecedores de materiais e serviços para as obras, é preciso que haja uma definição clara de como ela deverá ocorrer. Esta definição é o parâmetro segundo o qual serão solicitadas e analisadas as propostas.

 

Não se trata de meramente definir os escopos a serem contratados, mas uma infinidade de outros aspectos importantes (afinal, são quatorze áreas de gerenciamento) que permitem diversas formas de implantar o mesmo empreendimento.

 

O Planejamento de Obras integra todos os aspectos técnicos e gerencias do empreendimento a fim de estabelecer estratégias de abordagem  harmonizadas entre todos os fornecimentos.

 

É o planejamento de obra que permite ao empreendedor ter efetivo controle do empreendimento, pois, além de estabelecer linhas de base referenciais para cada área de gestão, estabelece as formas apropriadas de conduzir as relações do empreendimento com suas diversas partes interessadas  (fornecedores ou não) no sentido de alinhar todas elas segundo uma mesma estratégia de implantação.

Planejamento

do Empreendimento

Todo empreendimento precisa de planejamento para ser bem sucedido. O ideal é que o planejamento cubra toda a abrangência do empreendimento e seja realizado em profundidade.

 

Esse detalhamento está estreitamente vinculado ao nível de amadurecimento do empreendimento, ou seja, o avanço de sua concepção enquanto negócio e também enquanto obra de Arquitetura e Emgenharia.

 

O planejamento não é algo que se faça apenas um pouco antes de se iniciar a implantação da obra. Pelo contrário, muitas das definições dos Projetos AEC já dependem de amadurecimento de questões adminsitrativas ou gerenciais focadas no negócio do empreendedor ou no projeto a ser empreendido.

 

Com esta visão, oferecemos serviços de planejamento  nas três  alternativas abaixo.