Artigos

 

Baixe PDFs de artigos escritos por nossa equipe e parceiros clicando nos ícones. Simples, fácil e extremamente útil.

O Ciclo de Vida de um projeto é provavelmente uma das principais referências para diversas atividades a ele relacionadas. Assim, estabelecer o Ciclo de Vida a ser considerado no desenvolvimento de um projeto é tarefa fundamental e que impacta o gerenciamento do projeto em diversos aspectos. Compreender o que difere as fases de um projeto é uma noção crucial para que gerentes possam conduzi-lo. O artigo explora os conceitos de fase de um projeto e etapa de um projeto propondo uma forma de organizá-los na definição do Ciclo de Vida de um Projeto.

O artigo a seguir resume as análises desenvolvidas em pesquisa a cerca da integração entre conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (GP) e Terceiro Setor (TS). A pesquisa faz uma leitura abrangente da interface entre as áreas analisando os pontos de divergência e convergência. Agrega importantes visões propiciadas pela harmonização dos conhecimentos e conclui por sua absoluta complementaridade, apesar da necessidade de evoluções em ambos os sentidos.

Baseado no conceito de complexidade de Edgar Morin, o artigo explora a temática de projetos complexos propondo maneiras práticas de identificar a complexidade em projetos e estabelecer estratégias para gestão destes projetos fundamentadas nas necessidades de know-how em cada área de aplicação.

SOIP - Sistema de Organização de Informações de Projetos

Uma vez que o processo de desenvolvimento de projetos ocorre em períodos fundamentalmente de abstração, sua matéria-prima não poderia deixar de ser apenas informação. Essa realidade impõe a necessidade de estudar as formas de manipular, recorrer, registrar, interagir, etc. com estas informações. Dois agravantes basicamente tornam esta necessidade imperiosa: de um lado a crescente quantidade de informações que confluem no desenvolvimento de um projeto e, de outro, as diversas novas formas de interação comunicacional disponibilizadas pela efervecente indústria da computação.

A palestra é construída com base no livro Organizações Virtuais, de Alberto Trope, publicado em 1999. Discorre sobre o Teletrabalho, as bases para sua existência, as implicações na vida da organizações e do trabalhador (teletrabalhador). Foi proferida inicialmente por volta do ano 2005.

© Copyright  2018 por Renê Ruggeri Engenharia e Consultoria Ltda. Desenvolvido por Navii Inteligência Digital