Artigos

 

Baixe PDFs de artigos escritos por nossa equipe e parceiros clicando nos ícones. Simples, fácil e extremamente útil.

O Ciclo de Vida de um projeto é provavelmente uma das principais referências para diversas atividades a ele relacionadas. Assim, estabelecer o Ciclo de Vida a ser considerado no desenvolvimento de um projeto é tarefa fundamental e que impacta o gerenciamento do projeto em diversos aspectos. Compreender o que difere as fases de um projeto é uma noção crucial para que gerentes possam conduzi-lo. O artigo explora os conceitos de fase de um projeto e etapa de um projeto propondo uma forma de organizá-los na definição do Ciclo de Vida de um Projeto.

O artigo a seguir resume as análises desenvolvidas em pesquisa a cerca da integração entre conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (GP) e Terceiro Setor (TS). A pesquisa faz uma leitura abrangente da interface entre as áreas analisando os pontos de divergência e convergência. Agrega importantes visões propiciadas pela harmonização dos conhecimentos e conclui por sua absoluta complementaridade, apesar da necessidade de evoluções em ambos os sentidos.

Baseado no conceito de complexidade de Edgar Morin, o artigo explora a temática de projetos complexos propondo maneiras práticas de identificar a complexidade em projetos e estabelecer estratégias para gestão destes projetos fundamentadas nas necessidades de know-how em cada área de aplicação.

O texto explora alguns ditados populares e analogias para expor o problema da utilização acrítica de ferramentas ou artifícios gerenciais. Apresenta recomendações quanto à seleção ou criação de artifícios gerencias diversos propondo uma orientação focada nos objetivos das atividades. Dá enfoque especial ao uso de metodologias de gestão de projetos nesta análise, avaliando duas metodologias largamente utilizadas em duas áreas de aplicação bem diferentes como forma de demonstrar a generalidade do problema tratado. Explora as consequências na estrutura e na cultura organizacionais do uso regular ou acrítico de artifícios gerenciais mal selecionados.

 

O texto propõe a ação de indivíduos e organizações segundo um conceito estendido de sociedade e responsabilidade social. Correlaciona a responsabilidade social com as ações sociais através de uma analogia com o planejamento estratégico e gestão de portfólios. Defende, ainda com base nos conceitos expostos, uma atitude mais desprendida do indivíduo quando se discutem ou planejam questões sociais nos conselhos e comitês temáticos.

A palestra é construída com base no livro Organizações Virtuais, de Alberto Trope, publicado em 1999. Discorre sobre o Teletrabalho, as bases para sua existência, as implicações na vida da organizações e do trabalhador (teletrabalhador). Foi proferida inicialmente por volta do ano 2005.

SOIP - Sistema de Organização de Informações de Projetos

Uma vez que o processo de desenvolvimento de projetos ocorre em períodos fundamentalmente de abstração, sua matéria-prima não poderia deixar de ser apenas informação. Essa realidade impõe a necessidade de estudar as formas de manipular, recorrer, registrar, interagir, etc. com estas informações. Dois agravantes basicamente tornam esta necessidade imperiosa: de um lado a crescente quantidade de informações que confluem no desenvolvimento de um projeto e, de outro, as diversas novas formas de interação comunicacional disponibilizadas pela efervecente indústria da computação.

Disponibilizo no arquivo o sumário do meu livro lançado em Junho/2015 "Redescobrindo o Processo do Projeto". Muita gente, assim como eu mesmo, gosta de avaliar o índice de um livro antes de adquirí-lo.

© Copyright  2018 por Renê Ruggeri Engenharia e Consultoria Ltda. Desenvolvido por Navii Inteligência Digital